Thor acerta na cabeça
Finalmente, deste Guerra Infinita, o Deus do Trovão tem a sua vingança de Thanos, de uma forma bastante inusitada dizendo ao Titã Louco " Eu acertei na cabeça", após o decepa-lo.
Cabelo da Capitã Marvel
Uma referência esperada por muitos para poder ver o corte de cabelo icônico da personagem nos HQs.
Teacher Hulk
Finalmente o Bruce Banner domina o verdão e ocorre a mistura de suas principais características: a força e o físico do Hulk e a inteligência do Banner.
Roupa do Rocket
Uma homenagem ao clássico uniforme dos quadrinhos dos Guardiões da Galáxia.
Fortnite
Quando Hulk e Rocket vão atrás de Thor, eles encontram o asgardiano e os seus amigos jogando Fortnite.
Ronin
Depois que perdeu sua família, Clint Barton passou a ser o Ronin, uma nova identidade do Gavião Arqueiro conhecida dos quadrinhos.
Cena do elevador e o "Hail Hydra"
Homenageando a cena do elevador de Soldado Invernal quando o Steve entra no elevador cheio de agentes da SHIELD/Hydra, criando exatamente o mesmo cenário. E nessa mesma cena temos a homenagem aos quadrinhos, para conseguir o cetro com a Joia da Mente, o Capitão América se aproveita do seu conhecimento do futuro em relação a Hydra/Shield, e usa o “Hail Hydra”, enganando assim todos os vilões no elevador.
“Eu posso fazer isso o dia todo”
Outra homenagem, agora para Guerra Civil. Na luta de Steves vemos o Steve se 2012 dizendo essa frase que é quase o seu lema.
Stan Lee
Esse nem precisa falar muito, já estamos habituados a procurar nos filmes da Marvel o momento que ele faz a sua aparição. Mas nesse foi especial por ter sido a última aparição que ele faz em filme.
"A sua esquerda"
Quando tudo parecia perdido para os Vingadores, Steve escuta através de seu comunicador a frase "A sua esquerda, Cap.", dita por ninguém menos que o Sam, o Falcão. A frase é uma referência ao que o Capitão América dizia sempre que passava por Sam durante sua corrida no parque em O Soldado Invernal.
“Ela não está sozinha”
Em Guerra Infinita, essa frase é dita pela Viúva Negra, quando ela e Okoye se juntam a Wanda na luta de Wakanda. Em Ultimato, ouvimos a frase novamente, quando todas as heroínas se juntam a Capitã Marvel na guarda da manopla.
“Eu sou o Homem de Ferro”
Antes de estalar os dedos e destruir de vez Thanos e seu exército, Tony Stark diz “Eu sou o Homem de Ferro”, frase que ficou marcada pelo final do primeiro filme do UCM, lá em 2008, quando o herói revela o mundo sua identidade secreta.
Garoto no velório de Tony
Uma referência a Homem de Ferro 3. Durante o velório de Tony Stark a câmera passeia entre os presentes, e em determinado momento é possível ver um adolescente entre eles e é o garotinho que ajuda Tony no terceiro filme do herói.
"Não faça nada estúpido até eu voltar"
A despedida de Bucky e Steve em Vingadores: Ultimato é uma referência direta a um diálogo do filme Capitão América: O Primeiro Vingador. Quando Bucky avisa a Steve que que está partindo para a Segunda Guerra, o soldado diz "Não faça nada de estúpido até eu voltar", a quem Steve responde "Não posso, pois você está levando toda a estupidez com você." Em Ultimato, as falas são trocadas no momento em que Steve dá adeus ao amigo antes de partir para o passado.
Novo Capitão América
Sam Wilson não é mais o Falcão, mas sim o novo Capitão América. Mesmo ele dizendo que não sabe se conseguirá ficar a altura do manto, Steve Rogers diz que acredita no herói.
A Última Dança
Em um dos momentos mais belos e emocionantes do filme, descobrimos que o Capitão América decidiu não retornar após devolver as Joias do Infinito e, na verdade, ficou no passado e envelheceu junto de seu grande amor, Peggy Carter. Vemos então os dois dançando, finalmente cumprindo a promessa de Capitão América, que devia uma dança para a fundadora da S.H.I.E.L.D. desde 1945.
Efeito sonoro do Homem de Ferro nos créditos
Perto do fim dos créditos, podemos ouvir o som de marteladas em ferro, aumentando constantemente. Em entrevista a um portal chinês, os diretores Joe e Anthony Russo explicaram do que se tratava o barulho: “Aquele de fato é o som de ferro, que foi um jeito de nos despedirmos dele [Homem de Ferro], de certa forma”.